domingo, 18 de abril de 2021

AO ENCONTRO DE ABRIL DE 74

25 de abril, a revolução que transformou Portugal

Sabias que na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, um grupo de militares encabeçado por Salgueiro Maia, iniciou o derrube de um regime repressivo, ditatorial de 48 anos, que vedava a liberdade aos portugueses. O povo desceu às ruas, clamando por paz, pão e liberdade. Emergindo dos tempos ditados por Salazar e Caetano, os povos de Portugal e das então colónias portuguesas emanciparam-se calando uma guerra sangrenta, uma emigração injusta, uma economia pobre e uma sociedade censurada, tão distantes dos países da CEE/UE e da ONU.

Quase não houve tiros ou confrontos, algo raro num golpe militar, o que fez com que a revolução portuguesa ficasse conhecida como a Revolução dos Cravos, pois a cor viva dos cravos inundou ruas, avenidas, os canos das espingardas e foram parar às mãos do povo que enchia as ruas numa explosão de alegria.

Nasceu a Democracia, fez-se a Descolonização e alimentou-se o Desenvolvimento. Os tais 3 D do Movimento das Forças Armadas, prometidos e vividos desde então.

Interrompida a noite com o cantar de “Grândola, Vila Morena” e de “Somos livres”, o povo português, unido, tem celebrado, desde essa data, a Revolução dos Cravos. (Adaptação livre do texto do PNL)

Este ano, no agrupamento Ruy Belo iremos lembrar este abril, “inicial, inteiro e limpo/onde emergimos da noite e do silêncio” (Sophia de M. B. Andersen).

Com os elementos do grupo de História do 2º e 3º ciclos e com os professores e educadores do 1º ciclo iremos desenvolver um conjunto de atividades ao longo da próxima semana com o propósito de lembrar os valores de Abril de 74, preservar a memória e afirmar que “a falta de liberdade é algo incompreensível e absurdo” (Manuel Pina)

Apoiados pelos professores, Gilberto Nunes e Manuela Pereira iremos celebrar os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 e lembrar a responsabilidade do que é viver em democracia.

CARTAZ INTERATIVO

Clica nos ícones do cartaz interativo. Através do olhar de poetas, músicos, fotógrafos, realizadores ficaremos a conhecer um pouco mais sobre o 25 de abril.

Assiste à Declamação do poema de Ary dos Santos, “As Portas que Abril Abriu"  

Propomos-te que participes no: 
Mural pela Liberdade- registo de pequenos poemas/pensamentos;
Desenhar a Liberdade ou a falta dela -“A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a vida.” Miguel de Cervantes  
AO ENCONTRO DE ABRIL DE 74- Neste mês de abril propomos-te que entrevistes um familiar ou um amigo mais velho que te fale sobre o dia 25 de Abril e te conte sobre as grandes conquistas que esse dia permitiu. Pega no telefone e grava uma entrevista com os teus avós, tios ou conhecidos que viveram em 1974 e testemunharam o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...