No dia 10 de Dezembro de 2021, assinalaram-se os 73 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o mundo ter tomado consciência das crueldades cometidas na segunda Guerra Mundial. Entre estas estavam os crimes praticados pelos nazis, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. Também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, mataram milhares de pessoas inocentes. De forma a garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas, os Estados membros da ONU acordaram em elaborar uma Declaração para a defesa dos Direitos Humanos. São 30 os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos, nos quais estão compreendidos os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais. O princípio básico desta declaração é, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência. Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres.
Se quiseres saber mais:https://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/
Em parceria com os professores da disciplina de Cidadania quisemos assinalar esta data e convidámos a Drª Laura Vasconcellos presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, ADDHU, que muito amavelmente acedeu ao nosso convite e veio dinamizar duas sessões de sensibilização ao tema para as turmas do 9ºB e 9ºF. Falou-nos da sua experiência em projetos de Educação para os Direitos Humanos, Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária a nível nacional e internacional, nomeadamente no Quénia e no Nepal, onde presta assistência a crianças órfãs e vulneráveis, famílias e comunidades desfavorecidas que vivem em situação de pobreza extrema, melhorando as suas condições de vida e promovendo o seu desenvolvimento. Revelou-nos as suas dificuldades e preocupações e captou a atenção dos alunos. Agradecemos mais uma vez a sua disponibilidade e a generosidade em estar presente.
A ADDHU - Associação de Defesa dos Direitos Humanos foi fundada em 2006 por Laura Vasconcellos, escritora e professora universitária, que após uma viagem à Birmânia decidiu responder ao apelo que lhe foi feito pela população local: “sê a nossa voz lá fora”.
É uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, com estatuto internacional e sem ligações políticas e/ou religiosas. Poderão ficar a conhecer esta organização e formas de contribuir e apoiar esta missão clicando aqui: http://www.addhu.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário