Pelas palavras dos “jornalistas” do 6ºF
No passado dia 5 de maio a turma do 6º F realizou uma visita de estudo ao Museu Ferreira de Castro em Sintra.Logo pela manhã a turma, acompanhada pelas duas professoras bibliotecárias do agrupamento, reuniu para rever as responsabilidades de cada grupo de alunos. As equipas de fotógrafos, repórteres, pivots e jornalistas receberam o respetivo crachá e relembraram as tarefas de cada grupo.
Após uma curta viagem de autocarro, fomos recebidos pelo Sr. Rui Grazina, da Divisão de Bibliotecas e Museus, que nos escoltou até à entrada do Museu.
Foi uma surpresa muito agradável encontrar a ilustradora Danuta Wojciechowska e conhecer o Diretor do Museu, sr. Ricardo Alves na receção. O espaço era muito convidativo e relaxante porque tinha uma cascata de água que escorria para uma fonte com peixes e um jardim florido.
O sr. diretor explicou-nos a vida e obra de Ferreira de Castro tendo em consideração o espólio do museu. Os nossos colegas foram fazendo perguntas e entrevistando para reunir informações para as suas tarefas.
Depois foi-nos explicada a dinâmica da manhã: um desafio de desenho. Organizados novamente em grupo, cada grupo recebeu uma tarefa de exploração do museu que teria de ser desenhada numa folha de árvore em cartolina. A ilustradora foi ajudando na execução ou na melhoria dos trabalhos com as suas sugestões. Foi muito divertido e os alunos destacaram o terem podido escolher o que queriam reproduzir como um ponto muito positivo.
Após uma pausa para o lanche, cada grupo apresentou os seus trabalhos. Foi uma partilha muito interessante.
Esta visita inseriu-se no projeto “O museu aqui e agora, e o futuro que lá mora”, em implementação no município de Sintra, que pretende sensibilizar os jovens para a importância da preservação da memória histórica e da essência cultural que cada museu encerra.
Texto dos alunos do 6ºF
Sem comentários:
Enviar um comentário