A professora Filipa faz parte da casa. Há muitos anos que está no agrupamento e habituou-nos à qualidade do seu trabalho, à interação positiva que desenvolve com os alunos, na sala e fora dela, ao seu sentido de humor, à sua alegria, a uma energia contagiante tanto nas primeiras horas da manhã como no final do dia, à segurança e sabedoria com que lida com as situações mais desafiantes.
Aprendemos a valorizar o seu sentido prático e "descomplicado", uma qualidade tão importante nos dias de hoje, simplificando e ultrapassando os obstáculos e construindo relações empáticas com os outros. Reconhecemos o seu empenho e dedicação nas excelentes e criativas apresentações musicais a que já nos habituou. Gostamos dela, temos orgulho nela, convivemos diariamente com o seu sotaque alentejano e é sem dúvida uma mais-valia para o agrupamento e sobretudo para os alunos que com ela aprendem a valorizar esta arte que é a música.
Durante uma semana, celebrámos a Música no Mundo.
As turmas do 6º Ano vieram à Biblioteca participar numa dinâmica original e pensada pela Professora Filipa Pires, num trabalho colaborativo com a Biblioteca.
Os alunos conheceram música e instrumentos únicos como: Banjo (Estados Unidos da América), Gaita de Foles (Escócia), Balalaica (Rússia), Guitarra Portuguesa (Portugal), Sitar (Índia), Didgeridoo (Austrália) e Kora ou Corá (África). Ouvimos excertos, localizámos geograficamente as origens destes instrumentos, exemplificamos modos de construções antigas, identificámos artistas e no final os alunos testaram os seus conhecimentos num Kahoot final muito competitivo. Aprendemos tanto!
Valorizámos nesta parceria a interação conseguida pela Professora Filipa mobilizando totalmente a atenção e o interesse dos alunos.
Ainda hoje tenho gratas recordações do meu professor de música, professor Carlos Alberto Moniz. Foi com ele que aprendi a tocar flauta. Tenho a certeza de que os alunos da professora Filipa também terão boas memórias para levar para a vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário