As Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de
Escolas: Ruy Belo E Queluz-Belas têm a honra de convidar todos os pais e
encarregados de educação a participarem numa sessão intitulada: “O TEMPO QUE AS CRIANÇAS/JOVENS PASSAM ONLINE.
O QUE PODEM OS PAIS FAZER?”
Realizar-se-á no dia 1 DE MARÇO, na Biblioteca Municipal Ruy Belo – Pólo do Pendão,
situada na Av. Miguel Bombarda nº 70, em Queluz, com início às 18:00h.
Contará com a participação da coordenadora
das Bibliotecas Municipais do Concelho de Sintra, dos professores bibliotecários
dos agrupamentos de escolas envolvidas e das escritoras Cláudia Manata e Raquel
Palermo que dinamizarão a sessão. No final proceder-se-á à apresentação do livro”
Alerta Premika! Risco Online detetado-
Ameaça nas redes sociais!” para pais e filhos.
Será abordada a relação das crianças com as
redes sociais e as vantagens e ameaças da Internet. Gostaríamos de contar com a
sua presença.
Quando entramos numa escola do primeiro ciclo sentimos que ali se passam
muitas coisas bonitas. Em cada canto o olhar descobre um elemento
criativo, um painel de muitas cores e formas, uma árvore decorada, uma
porta que se abre para um mundo cheio de cantos e recantos, numa
organização que não percebemos na totalidade. Percebemos que ali há uma
forma de funcionar que é diferente da dinâmica do 2º ou 3ºciclo.
Tudo começa ali. Nós devemos muito a estes professores. Foram eles que
nos ensinaram a olhar e a perceber o mundo, a intervir crítica e
responsavelmente. Sabemos disso. Percebemos a relevância deste ciclo de
ensino na vida futura dos alunos, percebemos o impacto do trabalho
destes professores na prevenção do insucesso e do abandono escolar.
Percebemos que aquele lugar, do primeiro ciclo e do pré-escolar, é muito
importante. E foi num dia de visita à Escola nº1 do Monte Abraão
que me confrontei com os “desafios” da coordenadora de escola, a
professora Sandra Gante, que não posso deixar de partilhar aqui, quer
pelo envolvimento da comunidade quer pela qualidade dos trabalhos que
presenciei. A professora Sandra Gante é uma "criativa", uma pessoa
“fora da caixa” como agora se diz. Professora por convicção e emoção,
mestre em teatro assumiu este ano a coordenação da escola. Mas este
facto não lhe roubou a energia necessária para continuar a “fazer
coisas”. Chamou-lhe “Desafios” e são dirigidos preferencialmente aos
alunos. Depois envolvem os pais e encarregados de educação, os
professores, a biblioteca. No final há o envolvimento de todos num
trabalho conjunto e colaborante digno de registo. As regras são sempre as mesmas e foram passadas assim aos alunos: 1. O desafio inicia-se às segundas feiras. Procura-o 2. O desafio celebra sempre uma data importante. Descobre-a. 3. O desafio implica sempre alguma investigação. Investiga-a. 4. O desafio pode ser resolvido por ti ou por um grupo de amigos ou em família. Partilha-o 5. O desafio deve ser entregue às sextas feiras na coordenação da escola. Entrega-o 6. Desafia-te. Os resultados de um desafio são sempre surpreendentes. Surpreende-te.
Infelizmente não posso mostrar o rosto da professora Sandra, nem os
seus olhos verdes, nem o seu cabelo cor de fogo, mas se a quiserem
conhecer ela está todos os dias às 9h da manhã na porta da escola a
acolher os seus meninos. Ela é um dos rostos da Ruy Belo. Parabéns a todos! Gostei muito!
Ao longo desta semana de fevereiro, em que se assinala o Dia dos
Namorados irão decorrer sessões de sensibilização/prevenção a que intitulámos
“Quando o (N)amor(o) é Imperfeito”. Vamos refletir com as turmas dos oitavos e
nonos anos sobre a questão da violência e do desrespeito nas relações afetivas.
A violência no namoro não é um fenómeno raro e assume diversas formas, mas
todas com o mesmo propósito: magoar, humilhar, controlar e assustar.
De acordo
com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), “a violência no namoro
pode ser definida como um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por
um dos namorados (ou ambos), com o objetivo de controlar, dominar e ter mais
poder do que a outra pessoa envolvida na relação.”
“Se alguém
te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos
amigos, isso não é amor, é violência”. Campanha do IPDJ 2016
Insultar,
agredir, proibir, ameaçar e perseguir são comportamentos violentos que para
muitos jovens são tolerados, legitimados e até entendidos como demonstrações
normais de amor e carinho. Para a justiça são crimes que devem ser denunciados.
Convidámos a
APAV, a Associação Corações com Coroa e a Escola Segura para nos ajudarem nesta
tarefa. A todos agradecemos.
Para nós, pais e educadores, surpreende-nos e
preocupa-nos a banalização dos atos de violência entre jovens e concretamente a
violência no namoro. Como é possível que rapazes e raparigas, se submetam e
aceitem relações humilhantes com chantagens, abusos e agressões físicas e
psicológicas?
Como é possível que aceitem e compactuem com
comportamentos violentos? Que aceitem e não reconheçam como abuso, o controle
das mensagens do telemóvel/facebook, as cenas obsessivas de ciúme, o
impedimento de contatar com amigos, o desrespeito pelas opiniões e decisões e
legitimem mesmo a violência psicológica, mantendo-se em relações pouco dignas.
Pareceu-nos pertinente
para além de sermos arrastados numa onda comercial dos presentinhos para “os
mais que tudo”, refletir sobre o que é e o que não é amor, o que nos move
quando iniciamos uma relação afetiva, os primeiros sinais de abusos e sinais de
violência no namoro, as suas diferentes formas, os sentimentos da vítima e
muito importante, o que fazer em caso de violência, terminar uma relação
violenta, onde procurar ajuda e aprender a denunciar situações.
Em 2016, a Universidade do Minho inquiriu cinco
mil jovens e concluiu que uma em cada quatro relações de namoro era marcada
pela violência, 18% confessaram que foram vítimas de comportamentos físicos
agressivos, quase 7% sofreram murros, sovas ou pontapés.
“E se estes comportamentos se perpetuarem no
futuro? Existe uma forte probabilidade dos agressores continuarem a
agredir quando são adultos e de as vítimas nunca se libertarem do papel de
vítimas, mantendo assim uma cultura de violência entre homens e
mulheres que sabemos todos como termina.” Maria João Pratt
Por isso é tão importante
fazer prevenção nas escolas, ensinar às crianças noções básicas de respeito,
igualdade.
Deixamos aqui alguns exemplos:
VIOLÊNCIA FÍSICA
Por exemplo, quando o(a)
namorado(a):
* empurra;
* agarra ou prende;
* atira objetos ao outro;
* dá bofetadas, pontapés e/ou murros;
* ameaça usar a força física ou a agressão.
VIOLÊNCIA SEXUAL
Por exemplo, quando o(a)
namorado(a):
* obriga o outro a praticar atos sexuais, mesmo
quando aquele diz «não»;
* acaricia o outro (ou força carícias), sem que
aquele queira.
Violência verbal
Por exemplo, quando o(a)
namorada(o):
* chama nomes ao outro e/ou grita;
* humilha o outro, através de críticas e
comentários negativos;
* intimida e ameaça o outro.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Por exemplo, quando o(a)
namorado(a):
* parte ou estraga objetos ou roupa do outro;
* controla a maneira de vestir do outro;
* controla o que o outro faz nos tempos livres e ao
longo do dia;
* telefona constantemente ou envia mensagens;
* ameaça terminar a relação como estratégia de
manipulação.
VIOLÊNCIA SOCIAL
Por exemplo, quando o(a)
namorado(a):
* humilha, envergonha ou tenta denegrir a imagem do
outro em
público, especialmente junto de familiares e amigos;
* mexe, sem consentimento, no telemóvel, nas contas
de correio eletrónico ou na conta de Facebook do outro;
* proíbe o outro de conviver com os amigos e/ou com
a família.
Num universo de 100 alunos representantes das escolas do Município de
Sintra, os alunos que participaram no Concurso
Nacional de Leitura em representação do agrupamento Ruy Belo trouxeram dois prémios de finalistas para a fase
intermunicipal da área metropolitana de Lisboa.
Os alunos JOÃO NOBRE e EDGAR GASPARYAN, ambos do 2ºciclo
conseguiram vencer mais este desafio e fortam apurados para a fase seguinte.
Obtiveram uma classificação excelente e destacaram-se num grupo numeroso. Estão
de parabéns! Felicitamos igualmente os seus
professores de português, a Professora Teresa Carvalho, a Professora Olga Saúde, a Professora Lurdes Carvalho, a Professora
Fátima Pereira e todos os professores que ao longo do percurso destes
alunos contribuíram para o seu desempenho.Uma palavra de apreço aos seus familiares que
os apoiaram neste desafio.
Queremos ainda
destacar e felicitar os outros alunos que foram igualmente representar o
agrupamento e cuja prestação foi excelente:
1ºciclo- MILENE SOFIA SILVA GUERREIRO E LEANDRO FILIPE GONÇALVES DIAS da EB1/JI
MONTE ABRAÃO;
3ºciclo - PEDRO SANTOS e MARTIM VAIRINHOS da EB 23 RUY BELO.
Todos eles são
merecedores de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação. Os seus resultados
nas provas são evidência disso mesmo.
Uma palavra de
agradecimento aos dinamizadores deste evento realçando a organização e o dinamismo
do mesmo possibilitando a todos os participantes uma experiência
muito enriquecedora.
Mas os prémios não ficaram por aqui, ainda conseguimos um terceiro prémio.
Na Competição de Cultura Geral em que participaram professores e alunos, o professor
bibliotecário Delfim Carvalho obteve
a melhor classificação tendo sido premido com o livro "O
Paraíso" de Paula de Sousa Lima. Muitos parabéns Delfim!
O CNL pretende estimular a prática da
leitura e avaliar a leitura de obras literárias entre os alunos do 1.º Ciclo do
Ensino Básico ao Ensino Secundário.
O
concurso, é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a
Rede Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas,
o Instituto CAMÕES, Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção Geral da
Administração Escolar e a RTP.
A 5 de fevereiro, assinalou-se
o Dia da Internet Segura, iniciativa europeia que se comemora em
Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro.
Pretende-se promover um uso seguro e consciente das
tecnologias digitais. O tema central deste ano é: JUNTOS POR UMA INTERNET
MELHOR. É o mote para propor uma utilização mais segura
da Internet.
Desde
muito cedo crianças e jovens estão rodeados por tecnologias digitais,
oferecendo-lhes um enorme conjunto de possibilidades, tudo ao alcance de um
click.
A velocidade da comunicação e a facilidade de acesso e
produção de informação suscitam preocupações relacionadas com a segurança de
dados online e com a vulnerabilidade de camadas de população expostas a maiores
riscos.
A utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas
vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto
nas relações pessoais como com as organizações.
Neste sentido, a Fundação para a Ciência e Tecnologia alerta:
Para os Jovens e Crianças: Podem contribuir com uma navegação ainda mais segura
respeitando os outros utilizadores online, protegendo a vossa privacidade e
fazendo partilhas de conteúdos positivos online.
Para os Pais:
Apoie os seus filhos na navegação da Internet: O diálogo recorrente e a sua
presença na utilização das novas tecnologias permitirá que os seus filhos se
sintam mais confiantes em partilhar consigo possíveis desafios que enfrentem
online.
Para os Educadores/Professores: A educação para uma navegação mais segura na
Internet é essencial. Proporcionar aptidões de literacia digital e um sentido
crítico de utilização contribui para beneficiar das imensas oportunidades que a
Internet e a tecnologia nos oferecem.
Deixamos aqui vários links onde pais, alunos e
professores poderão ter acesso a mais informação sobre o tema da segurança na
Internet.
Net Com Consciência - conjunto
de vídeos dedicados ao público juvenil e que aborda temas como o cyberbulling,
sexting, privacidade online e muitos outros temas tecnológicos. No total, são
dez episódios que caracterizam os comportamentos online mais frequentes entre
os jovens e os riscos a que estes estão expostos se não fizerem uma utilização
responsável da Internet e das tecnologias.
Apesar
de ser um meio versátil e uma fonte de inesgotáveis recursos, a internet apresenta alguns perigos
associados. Para poderes aproveitar ao máximo tudo o que a internet tem
para te oferecer é preciso que respeites as REGRAS básicas de segurança.
1. AVALIO
O TEMPO QUE ESTOU ON LINE.
Propomos-te que reflitas sobre o tempo que
passas ligado à Internet. Será que é demasiado? A internet pode causar
dependência.
Deixamos-te um
vídeo inspirador:
2. Protejo as minhas informações pessoais
Não corras riscos! Quando estiveres a navegar na internet, não
divulgues a ninguém o teu nome verdadeiro, o número de telefone, a morada
da tua casa ou outra informação pessoal. Se não falas com estranhos na rua
porquê fazê-lo na internet? Não corras riscos!
Pensa duas vezes antes de publicares fotografias, textos ou vídeos na internet
ou por e-mail. Lembra-te de que muitas pessoas irão ver essa informação. Não
publiques fotos que incluam amigos sem lhes pedires permissão.
Não partilhes as tuas palavras passe com ninguém, elas devem ser pessoais e
intransmissíveis. Muda a tua palavra com frequência. Proteger estas informações
é o primeiro passo para te manteres seguro.
3—COMUNICO EM SEGURANÇA
Se falas na Internet, tem cuidado com as pessoas que não
conheces. Quem está do outro lado pode fingir ser outra pessoa. Por isso nunca
deves encontrar-te com alguém que conheceste online. Se insistirem nesses
encontros fala com os teus pais ou com o professor.
4—Respeito
os outros
As regras do bom
comportamento que deves seguir na vida real são as mesmas quando estás na
Internet. Quando estiveres on line não faças nada que possa magoar ou aborrecer
outras pessoas.
Decorreu hoje pelas 17.30h a
sessão de formação para professores do agrupamento Ruy Belo sobre a plataforma
Escola Virtual. Congratulamo-nos com a presença de cerca de 22 professores que
vieram aprofundar e esclarecer dúvidas sobre a utilização desta ferramenta de
aprendizagem. A Escola Virtual é uma plataforma de e-learning que disponibiliza
conteúdos educativos em formato multimédia. A internet pode ser, cada vez mais,
uma aliada na hora de estudar, aprofundar
conhecimentos e tirar dúvidas. Lançada em 2005, pela Porto Editora esta plataforma
conta já com 120 mil utilizadores do básico ao secundário. Pelo segundo ano consecutivo as bibliotecas Ruy
Belo adquiriram a licença Biblioteca com o apoio da Câmara de Sintra. Contamos
com todos para a boa e regular utilização deste recurso. Obrigada a todos pela vossa presença.
Eu sou porque tu és! É o
mote da filosofia Ubuntu que defende uma cultura de acolhimento,
respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e
generosidade. Tudo isto queremos plantar na escola. “Contigo aprendo
quem sou, descubro-me nos teus olhos, descubro-te e descobres-me”
Jornadas do Pensamento Emocional
Também nas escolas e bibliotecas do 1ºciclo o dia 30 de janeiro foi assinalado.
Os alunos do JI e do 1º Ciclo, partiram
da leitura do "Livro da Paz" de Todd Parr realizaram atividades de
expressão plástica. Escreveram frases originais sobre a Paz, “O meu
gesto de Paz”, refletiram sobre a forma como podem contribuir para
diminuir as situações de conflito. Na minha escola, o que é que constrói
ou destrói a Paz? E eu, como posso construir a Paz? Foi este o
desafio proposto a todos os alunos do agrupamento. No caso dos alunos do
1º Ciclo, após reflexão realizaram trabalhos de expressão plástica
originais e criativos tendo como base uma pomba da Paz, no caso dos
alunos do JI, as mãos da amizade. Os trabalhos irão ser agrupados num
mural pela Paz. Fixar o pensamento e a reflexão num trabalho artístico. Na sala de aula exploraram um poema de Sidónio Muralha.
Há seis anos que a nossa escola assinala o dia 30 de janeiro (Dia da
Não violência e da paz nas escolas) em comunidade, quer dizer
colaborativamente, o blogue da biblioteca comprova-o. Quisemos ao longo
destes anos ajudar a plantar sementes no coração dos nossos alunos.
Sementes que talvez não vamos ver brotar, mas que estão lá à espera de
fazer sentido e de dar sentido às suas vidas.
No caso do 1ºciclo
ainda mais pertinência tem. É no coração destes meninos que devem ser
plantadas as sementes da paz. Aqui importa formar meninos mais humanos,
mais compassivos mais críticos, mais pensantes. O impacto do que se faz é
decisivo. É também uma oportunidade para que comecem a pensar
autonomamente e a comunicar verbalmente e de forma artística o que
sentem. Aprender com os outros, somos seres de relação, a gerir os
conflitos e a conhecermo-nos melhor.
Não posso terminar sem
agradecer o envolvimento e a participação de todos os educadores,
professores titulares e direção das escolas.
A Escola Virtual é uma plataforma de e-learning que disponibiliza conteúdos educativos em formato multimédia. A internet pode ser, cada vez mais, uma aliada na hora de estudar, aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas. Lançada em 2005, pela Porto Editora esta plataforma conta já com 120 mil utilizadores do básico ao secundário.
No dia 5 de fevereiro irá realizar-se uma sessão de sensibilização ao uso dos recursos disponibilizados na plataforma da Escola Virtual (licença atribuída) e para todas as suas potencialidades
Ao longo da Semana da Paz e da Não violência nas escolas desenvolvemos diversas atividades nas salas de aula (compromisso pela paz, contos para refletir), na biblioteca (exposição e filme) e também na sala de professores e na sala de convívio quisemos simbolicamente assinalar esta semana com o Banco dos Abraços.
Acreditamos que um ABRAÇO tem muito poder. Se fizermos algumas pesquisas rápidas verificamos que um abraço liberta ocitocina, responsável pela alegria, reduz o stresse e a pressão arterial, diminui a ansiedade, equilibra o sistema nervoso, transmite energia e coragem. Em suma faz-nos sentir bem. E foi isso que quisemos, receber e dar abraços, primeiro a medo depois com confiança soltaram-se alguns abraços fraternos.
Um outro apontamento na sala de professores “Leva um Sorriso para o teu dia” que integrava um texto de David Rodrigues “As escolas amigas das crianças” foi uma ideia da professora Dores Barcelos que tinha o propósito de nos fazer refletir sobre o impacto que pode ter para os nossos alunos a forma como diariamente os acolhemos nas salas de aula. A nossa forma de olhar. Os aspetos emocionais assumem um papel cada vez mais relevante e pertinente na educação.
Fizemo-lo com a certeza de que queremos ser uma escola de afetos, uma escola que vai fazendo um caminho de aprendizagem em torno da Inteligência ou do pensamento emocional.
Sabemos que os conflitos são intrínsecos às relações humanas, mas temos cada vez mais de ensinar e aprender a mediar conflitos, ensinar aos nossos alunos técnicas de autorregulação e de auto conhecimento, de resiliência por forma a serem mais competentes, a conhecer e a lidar com as suas emoções, de tristeza, de alegria de frustração.
Aliar o desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais é a melhor forma de “promover seres humanos mais íntegros, menos discriminatórios, que são capazes de se compreender melhor a si e aos outros estando aptos para estabelecer relações mais positivas.” Ana Rita Cardeira
Há seis anos que a nossa escola assinala o dia 30 de janeiro (Dia da Não violência e da paz nas escolas), o blogue da biblioteca comprova-o. Quisemos ao longo destes anos ajudar a plantar sementes no coração dos nossos alunos. Sementes que talvez não vamos ver brotar, mas que estão lá à espera de fazer sentido e de dar sentido às suas vidas.
Sabemos que um sorriso, um tratamento terno, um abraço pode mudar o dia de um aluno.
Como diz madre Teresa de Calcutá “Não te preocupes se os teus alunos não te escutarem, eles observam-te todos os dias.”
Há hoje evidências científicas de que o conhecimento que adquirimos não é suficiente para lidarmos com a complexidade da realidade.
O potencial das competências emocionais está na ordem do dia. As emoções são o suporte básico para que a aprendizagem ocorra. Os estudos dizem que os alunos mais competentes a nível emocional têm maior sucesso académico”, acrescenta Dulce Martins.
Neste fim de semana participamos eu, a professora Dores Ávila e a professora Ana Sousa nas II Jornadas do pensamento emocional. E tudo fez mais sentido.
Partilho duas citações de dois oradores:
“Desenvolver a Inteligência emocional pode ser mais importante do que saber resolver equações do 2ºgrau” afirmou a Drª Maria Paula Branco
“O verdadeiro objetivo da escola pública é o direito de todos e cada um desenvolver o máximo das suas capacidades por forma a participar na vida pública, política, cultural e social. Gerar sentido e propósito na vida de cada um”. Drº Laborinho Lúcio
https://pensamentoemocional.pt/…